As opções de programas que fazem a emulação de hardwares antigos é vasta, principalmente para os videogames. Os emuladores simulam a função de executar programas desenvolvidos exclusivamente para plataforma proprietária em um computador pessoal. Essa característica é interessante pois a grande vantagem dos emuladores é, sem dúvida, rodar programas compilados para esses hardwares antigos que infelizmente depois de algum tempo deixaram de funcionar. O mesmo raciocínio pode ser aplicado para os jogos. Os jogos são os programas desenvolvidos e compilados para rodar de forma otimizada nesse hardware. Uma alternativa é o desenvolvimento de port's dos programas para máquinas modernas. Empresas como a SEGA, por exemplo, fazem esse trabalho criando port's de seus jogos para as plataformas mais modernas como videogames, celulares e computadores pessoais. Entretanto uma dúvida sempre persiste, um port pode ser uma emulação? A resposta é SIM! Muitos dos jogos antigos apresentam características que dificilmente seriam reproduzidas com ajustes para programas e máquinas modernas, pois estes foram produzidos para funcionar em outro hardware e na verdade um ajuste apenas recompilando o software seria muito caro e trabalhoso para empresa. As empresas visam lucro e para minimizar o custo e tempo elas usam como inspiração os emuladores desenvolvidos pela licenças GNU e GLP's para rodar os seus jogos(softwares) e lucrarem com a sua venda para diferentes plataformas. Muitos destes jogos seriam esquecidos ou ignorados pela comunidades caso não houvesse a emulação e pitaria. Sim, pirataria, esses jogos produzidos possuem uma proteção intelectual e custaram muito dinheiro para que uma empresa pudesse produzir e lucrar com esse produto.
Esse equilíbrio é interessante pois trata-se de um sistema simbiótico, Sem a emulação e pirataria, muitas pessoas não teriam acesso aos jogos e isso tornou a industria popular criando novas formas efetivas de rodar esses programas em máquinas modernas, muitas vezes revitalizando e mantendo o fator replay de vários jogos com speedRuns, save states, real-time game rewinding entre outros de forma gratuita e com qualidade porém as custas do trabalho de programadores e artistas que produziram esse jogos.
Do outro lado do espectro temos as empresas, que produziram e licenciaram vários jogos, criaram seus hardwares e softwares, tiveram seu lucros e perdas. Em um mercado novamente aquecido, as empresas querem ganhar com a curadoria destes jogos. As empresas possuem total direito de explorar economicamente tudo o que elas produziram, porém ela tem o direito de usar a emulação em seus produtos? O crime está ligado a distribuição gratuitas dos jogos e não a programação dos sistemas que recriam o ambiente que eles foram desenvolvidos. O mesmo vale para as BIOS que foram adquiridas do hardware proprietário, fundamentais para que esse software rode mediante a emulação.
Esse equilíbrio é interessante pois trata-se de um sistema simbiótico, Sem a emulação e pirataria, muitas pessoas não teriam acesso aos jogos e isso tornou a industria popular criando novas formas efetivas de rodar esses programas em máquinas modernas, muitas vezes revitalizando e mantendo o fator replay de vários jogos com speedRuns, save states, real-time game rewinding entre outros de forma gratuita e com qualidade porém as custas do trabalho de programadores e artistas que produziram esse jogos.
Do outro lado do espectro temos as empresas, que produziram e licenciaram vários jogos, criaram seus hardwares e softwares, tiveram seu lucros e perdas. Em um mercado novamente aquecido, as empresas querem ganhar com a curadoria destes jogos. As empresas possuem total direito de explorar economicamente tudo o que elas produziram, porém ela tem o direito de usar a emulação em seus produtos? O crime está ligado a distribuição gratuitas dos jogos e não a programação dos sistemas que recriam o ambiente que eles foram desenvolvidos. O mesmo vale para as BIOS que foram adquiridas do hardware proprietário, fundamentais para que esse software rode mediante a emulação.
Muitos emuladores foram criados e desenvolvidos e criaram uma base sólida, com diversos fãs ao redor do mundo, porém a emulação tem alguns gargalos porque nem sempre reproduzem todos o chips e processadores de som e vídeo responsáveis por recriar a sensação igual ao jogo rodando no hardware original. Em alguns casos é necessário trocar o emulador para assim ter um resultado melhor na reprodução do jogo. Isso criou uma nova onda na emulação, agora os emuladores individuais foram agrupadas em frontends e interfaces gráficas simples para facilitar a reprodução de jogos.
Muitas bibliotecas e emuladores foram criados nesta "newwave" da emulação e agora uns dos maiores desafios é usar vários emuladores para encontrar a melhor alternativa para rodar o seu jogo da forma mais fidedigna possível . Nesse cenário surge o Mednafen:

O Mednafen é um emulador, que utiliza o OpenGL (uma API livre
utilizada na computação gráfica, para desenvolvimento de aplicativos
gráficos, ambientes 3D e jogos) e SDL (Simple DirectMedia Layer é uma biblioteca multimídia livre e de
código aberto, multiplataforma, escrito em C que representa uma
interface simples para gráficos, som, e dispositivos de entrada de
várias plataformas).
O Mednafen pode ser executado em vários sistemas e possui uma interface simples que pode ser acionada por linhas de comando e utilizado como base em bibliotecas do libreto:
O Mednafen pode ser executado em vários sistemas e possui uma interface simples que pode ser acionada por linhas de comando e utilizado como base em bibliotecas do libreto:

O libretro é um um conjunto de emuladores e engines que permite que vários jogos sejam rodados por meio de uma interface gráfica unificada.
O mednafen é um poderoso emulador e tem a capacidade de remapear as teclas de atalho para emulação de jogos a partir de inputs de teclado e joystick.
Ele permite funções interessantes como save states, real-time game rewinding e screenshots de tela no formato de arquivo PNG. O Mednafen pode gravar filmes audiovisuais no formato QuickTime utilizando vários codecs compatíveis que garantem perda mínima de resolução durante a gravação do gameplay.
Ele permite funções interessantes como save states, real-time game rewinding e screenshots de tela no formato de arquivo PNG. O Mednafen pode gravar filmes audiovisuais no formato QuickTime utilizando vários codecs compatíveis que garantem perda mínima de resolução durante a gravação do gameplay.
Os sistemas compatíveis com o mednafen são até o momento:
- Apple II/II+
- Atari Lynx
- Neo Geo Pocket (Color)
- WonderSwan
- GameBoy (Color)
- GameBoy Advance
- Nintendo Entertainment System
- Super Nintendo Entertainment System/Super Famicom
- Virtual Boy
- PC Engine/TurboGrafx 16 (CD)
- SuperGrafx
- PC-FX
- Sega Game Gear
- Sega Genesis/Megadrive
- Sega Master System
- Sega Saturn (roda em arquiteturas x86_64)
- Sony PlayStation
E porque o mednafen é um bom programa para emular os meus jogos?
O mefnafen foi otimizado para diminuir o input lag de joysticks.
Como instalar o mednafen? No windows você precisa baixar e instalar a versão mais estável do aplicativo na página oficial:
https://mednafen.github.io/
No linux é muito mais simples, caso você seja usuário de Ubuntu ou Debian, basta instalar o programa via terminal:
sudo apt-get update sudo apt-get install mednafen
- Blog do Fagner - Como usar o mednafen? http://fagnerln.blogspot.com/2016/01/como-usar-o-mednafen.html
- Capivara Informações - Instalando e utilizando o mednafen no linux https://capivarainformacoes.wordpress.com/2016/05/04/instalando-e-utlizando-o-mednafen-no-debian/
- Arquivista. exe - Instalando e configurando o mednaffen no pc windows https://www.youtube.com/watch?v=WE4IFUTmUzs
Para mostrar o poder deste emulador surpreendente gravei um vídeo da abertura de Radiant Silvergun (SEGA SATURN) rodando no mednafen/Linux, tirei o som do vídeo para não sofrer por direitos autorais mas o som ficou perfeito durante a emulação, porém o som do original continua melhor.
Outra supresa são os jogos de pc-engine / pc-engine CD que rodam com maestria nesse emulador.
Let's Play!
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até a próxima!
Juliano
[02-03-2018]
Agradecimentos pessoas que apoiaram esse artigo:
Masato CJAP - http://masatocollector.blogspot.com/ e https://www.youtube.com/user/TheMasatocollector/featured
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