sexta-feira, 1 de março de 2019

Mednafen? Para que te quero? Uma ótima supresa para o sega saturn e PC engine....

As opções de programas que fazem a emulação de hardwares antigos é vasta, principalmente para os videogames. Os emuladores simulam  a função de executar programas desenvolvidos exclusivamente para plataforma proprietária em um computador pessoal. Essa característica é interessante pois a grande vantagem dos emuladores é, sem dúvida, rodar programas compilados para esses hardwares antigos que infelizmente depois de algum tempo deixaram de funcionar. O mesmo raciocínio pode ser aplicado para os jogos. Os jogos são os programas desenvolvidos e compilados para rodar de forma otimizada nesse hardware. Uma alternativa é o desenvolvimento de port's dos programas para máquinas modernas. Empresas como a  SEGA, por exemplo, fazem esse trabalho criando port's de seus jogos para as plataformas mais modernas como videogames, celulares e computadores pessoais. Entretanto uma dúvida sempre persiste, um port pode ser uma emulação?  A resposta é SIM! Muitos dos jogos antigos apresentam características que dificilmente seriam reproduzidas com ajustes para programas e máquinas modernas, pois estes foram produzidos para funcionar em outro hardware e na verdade um ajuste apenas recompilando o software seria muito caro e trabalhoso para empresa. As empresas visam lucro e para minimizar o custo e tempo elas usam como inspiração os emuladores desenvolvidos pela licenças GNU e GLP's para rodar os seus jogos(softwares) e lucrarem com a sua venda para diferentes plataformas. Muitos destes jogos seriam esquecidos ou ignorados pela comunidades caso não houvesse a emulação e pitaria. Sim, pirataria, esses jogos produzidos possuem uma proteção intelectual e custaram muito dinheiro para que uma empresa pudesse produzir e lucrar com esse produto.
Esse equilíbrio é interessante pois trata-se de um sistema simbiótico, Sem a emulação e pirataria, muitas pessoas não teriam acesso aos jogos e isso tornou a industria popular criando novas formas efetivas de rodar esses programas em máquinas modernas, muitas vezes revitalizando e mantendo o fator replay de vários jogos com speedRuns, save states, real-time game rewinding entre outros de forma gratuita e com qualidade porém as custas do trabalho de programadores e artistas que produziram esse jogos.
Do outro lado do espectro temos as empresas, que produziram e licenciaram vários jogos, criaram seus hardwares e softwares, tiveram seu lucros e perdas. Em um mercado novamente aquecido, as empresas querem ganhar com a curadoria destes jogos. As empresas possuem total direito de explorar economicamente tudo o que elas produziram, porém ela tem o direito de usar a emulação em seus produtos? O crime está ligado a distribuição gratuitas dos jogos e não a programação dos sistemas que recriam o ambiente que eles foram desenvolvidos. O mesmo vale para as BIOS que foram adquiridas do hardware proprietário, fundamentais para que esse software rode mediante a emulação.
Muitos emuladores foram criados e desenvolvidos e criaram uma base sólida,  com diversos fãs ao redor do mundo, porém a emulação tem alguns gargalos porque nem sempre reproduzem todos o chips e processadores de som e vídeo responsáveis por recriar a sensação igual ao jogo rodando no hardware original. Em alguns casos é necessário trocar o emulador para assim ter um resultado melhor na reprodução do jogo. Isso criou uma nova onda na emulação, agora os emuladores individuais foram agrupadas em frontends e interfaces gráficas simples para facilitar a reprodução de jogos.
Muitas bibliotecas e emuladores foram criados nesta "newwave" da emulação e agora uns dos maiores desafios é usar vários emuladores para encontrar a melhor alternativa para rodar o seu jogo da forma mais fidedigna possível . Nesse cenário surge o Mednafen:

Mednafen 
O Mednafen é um emulador, que utiliza o  OpenGL (uma API livre utilizada na computação gráfica, para desenvolvimento de aplicativos gráficos, ambientes 3D e jogos) e SDL (Simple DirectMedia Layer é uma biblioteca multimídia livre e de código aberto, multiplataforma, escrito em C que representa uma interface simples para gráficos, som, e dispositivos de entrada de várias plataformas).
O Mednafen pode ser executado em vários sistemas e possui uma interface simples que pode ser acionada por linhas de comando e utilizado como base em  bibliotecas do libreto:

  
O libretro é um um conjunto de emuladores e engines que permite que vários jogos sejam rodados por meio de uma interface gráfica unificada.

O mednafen é um poderoso emulador e tem a capacidade de remapear as teclas de atalho para emulação de jogos a partir de inputs de teclado e joystick.
Ele permite funções interessantes como save states, real-time game rewinding e screenshots de tela no formato de arquivo PNG. O Mednafen pode gravar filmes audiovisuais no formato QuickTime utilizando vários codecs compatíveis que garantem perda mínima de resolução durante a gravação do gameplay.

Os sistemas compatíveis com o mednafen são até o momento:
  • Apple II/II+
  • Atari Lynx
  • Neo Geo Pocket (Color)
  • WonderSwan
  • GameBoy (Color)
  • GameBoy Advance
  • Nintendo Entertainment System
  • Super Nintendo Entertainment System/Super Famicom
  • Virtual Boy
  • PC Engine/TurboGrafx 16 (CD)
  • SuperGrafx
  • PC-FX
  • Sega Game Gear
  • Sega Genesis/Megadrive
  • Sega Master System
  • Sega Saturn (roda em arquiteturas x86_64)
  • Sony PlayStation

E porque o mednafen é um bom programa para emular os meus jogos?

O mefnafen foi otimizado para diminuir o input lag de joysticks.

Como instalar o mednafen? No windows você precisa baixar e instalar a versão mais estável do aplicativo na página oficial:

https://mednafen.github.io/


No linux é muito mais simples, caso você seja usuário de Ubuntu ou Debian, basta instalar o programa via terminal:

sudo apt-get update
sudo apt-get install mednafen

O mednafen tem uma interface gráfica gtk2 o mednaffe:



Uma vez instalado o software precisa ser configurado. Existem vários blogs e vídeos que tem a função de ensinar a configurar o emulador segue um compilado geral:

Vamos jogar?

Para mostrar o poder deste emulador surpreendente gravei um vídeo da abertura de Radiant Silvergun (SEGA SATURN) rodando no mednafen/Linux, tirei o som do vídeo para não sofrer por direitos autorais mas o som ficou perfeito durante a emulação, porém o som do original continua melhor.

Outra supresa são os jogos de pc-engine / pc-engine CD que rodam com maestria nesse emulador.


Let's Play!

Imagem relacionada
Imagem relacionada




até a próxima!

Juliano
[02-03-2018]



Editado contribuição do Masato, obrigado pela força [editado 19-03-2019]


Agradecimentos pessoas que apoiaram esse artigo:
Masato CJAP - http://masatocollector.blogspot.com/ e https://www.youtube.com/user/TheMasatocollector/featured











Nenhum comentário:

Postar um comentário