domingo, 7 de abril de 2019

Microsoft Rewards, um serviço vantajoso ou apenas muita propaganda?

Microsoft Rewards, um serviço vantajoso ou apenas muita propaganda?

O Microsoft tinha programa conhecido por Xbox Live rewards, um programa que encerrou suas atividades em 31 de maio de 2018 e que deu lugar ao Microsof Rewards.
O programa gerou polêmicas porque durante o período de transição, os pontos entre os programas de recompensa foram transferidos e as pessoas que não estiveram atentas a este fato perderam algumas vantagens, pois existia uma pontuação extra para usuários VIP’s baseado em suas compras e atividades recentes. Na transição essa pontuação VIP que turbinava os pontos foi perdida criando apenas uma transferência de pontos simples para o novo serviço, sem esse fator de correção.
Falar de passado não ajuda a entender o serviço oferecido hoje. O Microsoft Rewards é muito mais amplo quando comparado a seu antecessor, e compras de produtos Microsoft entre eles XBOX, OFFICE e SKYPE são convertidos em pontos.
Ao ingressar no programa o Microsoft Rewards o usuário tem dois níveis de status. No nível 1, no Brasil a cada 3 reais gastos o usuário recebe 1 ponto na plataforma. Quando o usuário chega em 500 pontos por mês ele atinge um nível 2 e cada 3 reais gastos equivalem a 10 pontos. A pontuação nível 2 sobe para o usuário com Xbox Live, ativo passando para 20 pontos a cada 3 reais.
As oportunidades para ganhar pontos, não se limitam apenas as compras. Buscas no Windows 10 logadas na sua conta Microsoft usando o Bing.com, garantem pontos, entretanto existe um limite de buscas por dia para a troca de pontos no programa.
Outra forma de ganhar esses pontos é jogando e cumprindo tarefas no aplicativo REWARDS, disponível no XBOX-ONE e ma loja Windows.
No aplicativo REWARDS que roda no video game da empresa ou no próprio windows 10, o usuário do serviço pode ganhar entre 5 a 10 pontos por assistir vídeos no Mixer e Youtube. Existem recompensas que acumulam até 2500 pontos alugando ou comprando filmes pré selecionados pela plataforma. Entrar na página de jogos recém lançados e atividades no xbox live como participar de clubes também garantem pontos. O REWARDS possibilita ganhar pontos para conquistas em jogos disponíveis no Game Pass podendo acumular entre 200 a 600 pontos por desafio.
Como esses pontos são trocados em forma de uma recompensa?

A cereja do bolo do programa é trocar os pontos recompensas, a cada 1750 pontos acumulados podem ser trocados por 5 reais em Cartão-Presente digital, 6800 pontos um mês de assinatura Live Gold ou 1 mês de XBOX Game Pass. Ainda é possível trocar pontos em serviços do Skype, Microsoft Office 360 ou doações para as olimpíadas, para-olimpíadas e outras causas humanitárias.
Minhas impressões sobre o programa até o momento são boas, em dois meses no Microsoft Rewards resgatei um total de 10 reais em vale presente. O valor poderá ser gasto em 60 dias o que garante que eu possa encolher com calma como gastar esse bônus da empresa em algum jogo de minha preferência. Os jogos selecionados pelo XBOX Game Pass para gerar pontos no programa, não são necessariamente os mais populares e as conquistas são um pouco chatas e demoradas de serem realizadas, apesar de serem relativamente simples. O programa oferece poucas vantagens para quem gasta na plataforma. 

Em um cálculo simples é possível observar que um usuário nível 2 xbox live ativo precisa desembolsar R$ 262,50 reais para ganhar R$ 5,00 em crédito, apenas comprando jogos. Isso sem contar a assinatura do XBOX Live e Game Pass que são uma assinaturas pagas que podem valer aproximadamente 300 a reais por ano, ou 25 reais por mês, para os usuários do serviço. Isso em porcentagem equivale a um desconto de 1,74% a cada R100,00 gastos na aquisição um novo jogo ou produto microsoft.

O Microsoft Rewards garante um pequeno crédito aos jogadores. O serviço disponibilizado pela empresa é interessante porque pode render um pequeno desconto na aquisição de outros jogos digitais, entretanto o serviço ainda precisa melhorar e as recompensas deveriam ser na ordem pelo menos de 5 a 10% de desconto real, um valor normal praticado por qualquer comercio que quer cultivar seus clientes de longa data.

Os valores e formas de conquistar os pontos são sempre revistos pela empresa e hoje a aquisição de pontos jogando é muito mais vantajosa do que comprando os produtos digitais. O consumidores precisam ficar atentos para não comprar gato por lebre, apesar do serviço ser uma boa iniciativa, ainda precisa de ajustes. As doações que são facultativas para os usuários poderiam ser feitas automaticamente independente do que é comprado, revertendo de 0,1 a 1 % do lucro líquido da empresa para qualquer obra de caráter social e as opções de doação eliminadas do programa, aumentando e tornando efetivo o papel social da empresa.

Quer saber mais sobre o Microsof Rewards? acesse o site pelo bing.com logado em seu Windows 10:

Agradecimentos pessoas que apoiaram esse artigo:

Deixe suas dúvidas, sugestões e compartilhe sua experiência.
Obrigado e até a próxima
Juliano 
 [08/04/2019]

Nenhum comentário:

Postar um comentário